6 dicas de cuidados com o carro parado durante a quarentena!

Seu carro está há um bom tempo parado na garagem? Veja as nossas dicas para manter o seu veículo em bom estado até o fim da quarentena!

6 dicas de cuidados com o carro parado durante a quarentena!

Mesmo com a flexibilização da quarentena, muita gente continua trabalhando de casa e tomando todos os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo Coronavírus (Covid-19). Se você é do time que continua em home office ou sai de casa somente quando é necessário, vamos combinar que, além de você, seu carro também está em quarentena, certo? Agora, se pra nós humanos, ficar sem nos movimentarmos pode ser um grande problema, imagine para o seu possante, que está lá paradinho na garagem, totalmente sedentário e há dias sem dar uma volta? Hum nada bom hein? É por isso que a gente montou uma listinha com alguns cuidados que você deve ter com o seu veículo neste período em que ele está andando menos, para que ele continue funcionando em perfeito estado sempre que você precisar! Confira!

Movimente seu possante!

De olho nos pneus!

Outro item muito importante são os pneus, se o veículo estiver parado ou quase nunca for usado é bom manter a calibragem máxima recomendada pelo fabricante. Também é legal que você movimente o carro para que os pneus não fiquem no chão por muito tempo na mesma posição, isso evita que eles fiquem murchos e “quadrados”. Outra boa dica é deixar os pneus sobre cavaletes, que ajudam a evitar a deformação, nos casos de um bom tempo parado na garagem.

pneu de um carro murcho

Atenção com o combustível!

Não se esqueça dos fluidos!

Outra coisa que você não pode esquecer são os fluidos do veículo, eles são importantes para manter a lubrificação, limpeza e bom funcionamento das peças. Os mais comuns são os fluidos de freio, direção hidráulica, água do radiador, óleos do motor, câmbio e limpador do para-brisa. Além de estarem no nível correto, precisam estar em movimento, por isso, nunca é bom deixar o carro tempo demais parado na garagem, certo?

mao de uma pessoa colocando oleo no motor de um veiculo

Cuidado com a bateria!

Quando seu veículo fica parado por um bom tempo, mesmo desligado, a bateria continua trabalhando, isso porque os componentes eletrônicos continuam funcionando, e se você não ficar de olho, a bateria vai embora rapidinho. Para evitar esse problema, a melhor opção é tentar sair com o carro ao menos uma vez na semana. Algumas pessoas preferem desligar os cabos da bateria, mas isso vale para os modelos mais antigos, em modelos mais novos, é bom consultar o manual do fabricante para saber se isso é recomendável e se for o caso, procurar um especialista para fazer o procedimento.

Limpeza interna!

mulher de mascara sentada no banco do motorista dentro de um veiculo com um frasco de alcool na mao direita e pano na mao esquerda limpando o volante que esta a sua frente

E aí gostou das dicas? Lembrando que, cada veículo tem suas particularidades, na dúvida, consulte sempre o manual do fabricante, para saber o que é mais recomendável para o seu modelo de veículo, ok?