Dia do Estudante, aproveite cada minuto do seu tempo!

Veja como surgiu a data, dicas para uma melhor concentração nos estudos e como o Sem Parar pode te ajudar a ter mais tempo para estudar!

Dia do Estudante, aproveite cada minuto do seu tempo!

Acompanhar as aulas, fazer resumos, trabalhos e provas faz parte da rotina de muitos estudantes. Seja numa faculdade, cursos de aperfeiçoamento ou aqueles de curta duração, estudar exige disciplina e força de vontade, ainda mais naqueles dias chuvosos ou de muito frio, que dá vontade de ficar no sofá, não é mesmo? Mas olha, uma coisa não podemos negar, a recompensa é gigante, você ganha uma bagagem cheia de conhecimentos e é claro, o tão desejado e sonhado diploma!

Com todo esse esforço e dedicação os estudantes ganharam um dia exclusivamente deles, 11 de agosto, o Dia do Estudante! Que tal entender como surgiu a data, ver dicas de como se concentrar nos estudos e como o Sem Parar pode te ajudar a ter mais tempo para estudar? Veja o que preparamos pra você!

Quando surgiu o Dia do Estudante?

Tudo começou no dia 11 de agosto de 1827, quando o imperador Dom Pedro I assinou um decreto para a criação de dois cursos de direito no Brasil, um em Pernambuco e o outro em São Paulo.  Mas, foi somente no aniversário do centenário destes cursos, no ano de 1927, que a data foi oficializada como o Dia do Estudante. E a comemoração tem uma razão especial, antes da criação dos cursos de direito não existiam faculdades no Brasil, para fazer um curso superior era preciso viajar até a Europa, ou seja, ter excelentes condições financeiras. Com a criação dos cursos, outros alunos também puderam estudar, crescendo o número de doutores no país.

Dicas para se concentrar nos estudos!

Aproveitar o tempo vago para estudar as vezes acaba sendo uma tarefa bem desafiadora, muitos estudantes se distraem, perdem o foco e não conseguem se concentrar nas matérias. A verdade, é que são coisas simples que atrapalham este momento e que podem ser corrigidas facilmente. Então, se concentre nas dicas abaixo e tenha um melhor rendimento nos seus estudos!

imagem de cima de uma mesa de estudos ao meio mostra parte da cabeca de uma pessoa com uma xicara na mao no meio da mesa tem um notebook no lado esquerdo um celular sobre uma agenda e folhas de papel ao lado direito post-its lupa prancheta com papel duas canetas e um lapis
  • Crie um roteiro de estudos: Faça um pequeno cronograma das matérias que precisam ser vistas, dias da semana e horários para reforçar cada uma.
  • Estude num local calmo e organizado: Tenha um cantinho tranquilo para os seus momentos de estudo. Tente manter a organização do local, coisas espalhadas fazem você perder tempo para acha-las.
  • Esqueça do celular, redes sociais e aplicativos: O celular é o seu pior inimigo na hora da concentração. Mantenha-o num lugar longe e mexa somente se for muito necessário, você vai ver que não é tão difícil assim ficar longe dele por algumas horinhas!
  • Tenha sempre lanchinhos por perto: Justo na hora de estudar sempre dá fome, sede, vontade de comer um doce, aí lá vai você parar os estudos pra pegar algo. Para evitar essas distrações, sempre tenha por perto pequenos petiscos pra te salvar nestes momentos.
  • Faça marcações e resumos: Use canetas coloridas para destacar as partes mais importantes da matéria, além de ajudar a manter o foco te ajudam a montar pequenos resumos quando precisar repassar o conteúdo. Post-its também são muito bem-vindos!
  • Respeite o seu corpo: É importante conhecer e saber os seus limites, faça pequenos intervalos para se movimentar, tomar um ar e voltar a se concentrar. Quando se sentir cansado ou com sono, pare, descanse e depois volte aos estudos, com certeza irá ter melhores resultados.

Use o Sem Parar e aproveite mais tempo pra estudar!

mulher sorridente com mochila nas costas com pasta e livro nas maos atras dela tem parte de um carro estacionado ao fundo grama e arvore
Gostei do post 11
Não gostei do post 2