Junho Vermelho, uma campanha de amor ao próximo!

Entenda a campanha, como fazer sua doação e ajudar a salvar vidas!

Junho Vermelho, uma campanha de amor ao próximo!

Como surgiu a campanha?

Todo mundo pode doar sangue?

Infografico com desenho de uma bolsa de sangue requisitos para doar sangue antes de doar certifique se que voce atende as condicoes especificadas a seguir requisitos basicos estar em boas condicoes de saude ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doacao tenha sido feita ate os 60 anos pesar no minimo 50 kilos estado do mato grosso do sul exige minimo de 55 kilos estar descansado ter dormido pelo menos 6 horas nas ultimas 24 horas estar alimentado se for pela manha fazer refeicao leve sem gorduras como cafe bolo pao cereais e frutas apresentar documento original com foto emitido por orgao oficial impedimentos para doacao febre diarreia gripe ou resfriado ingestao de bebida alcoolica 12 horas antes da doacao gravidez amamentacao se o parto ocorreu há menos de 12 meses risco de doencas sexualmente transmissiveis exame endoscopico nos ultimos 6 meses malaria hepatite aids doenca de chagas uso de drogas ilicitas injetaveis uso de cocaina ultimos 12 meses uso de outras drogas sera avaliado pelo triagista diabetes I e II ou insulinodependetes no meio das informacoes tem algumas imagens correspondentes aos topicos ao final tem o desenho de um braco doando sangue e o logotipo do sem parar
Fonte: Partiu Doar Sangue

Doando na quarentena: Mesmo com a pandemia do Covid-19, você pode fazer sua doação normalmente, os locais são seguros e seguem todas as regras de higienização. Para evitar aglomeração, os hemocentros também estão agendando horário para mais segurança dos doadores.

Até quantas vidas meu sangue pode salvar?

Toda vez que você doa sangue, é retirada uma quantidade máxima de 450ml, mas não se preocupe, no período de 24h seu organismo já repõe essa quantidade facilmente. Parece pouco, mas essa bolsinha de sangue é capaz de salvar até 4 vidas, acredita? Para quem doa, as mudanças são pequenas, mas para quem recebe faz uma grande diferença, é a chance de uma nova vida! O sangue doado pode ser usado para o tratamento de pacientes com câncer, quem possui doenças crônicas, durante cirurgias e atendimentos de emergência.

Quanto tempo demora a doação?

Ah, o procedimento é bem rápido, dura em média 40 minutos. Primeiro é feito um cadastro do doador, no próprio local de doação, depois é feita uma triagem com a conferência dos sinais vitais, teste de anemia e entrevista com um profissional de saúde. Se tudo estiver certinho, é só seguir para a sala de coleta de sangue, que será feita por um profissional com materiais esterilizados e de uso individual. Antes de finalizar, é oferecido um lanche para garantir que o doador fique bem e hidratado.

O que acontece com o sangue doado?

Antes de enviar pra quem precisa, o sangue doado passa por um processo de triagem com a separação de seus componentes (hemácias, plaquetas e plasma). Na sequência, as amostras são enviadas para laboratórios, que farão exames para verificar se existem doenças transmissíveis, além de classificar o tipo sanguíneo. Estando tudo ok, o sangue é liberado para distribuição e deverá ficar armazenado de acordo com o prazo de validade de cada componente.

Quantas vezes por ano posso doar?

Que bom seria se pudéssemos doar sempre sem nenhuma restrição, não é mesmo? Mas não é assim que funciona, nosso organismo precisa de intervalos entre uma doação e outra. Por isso, homens podem doar de 2 em 2 meses, sendo no máximo 4 vezes ao ano. Já as mulheres podem doar de 3 em 3 meses, sendo no máximo 3 doações anuais.

Por que doamos tão pouco?