Outubro Rosa: seja livre para se cuidar!

Liberdade também é ter tempo para cuidar do próprio corpo, se autoexaminar e prevenir o câncer de mama.

Outubro Rosa: seja livre para se cuidar!

Quando surgiu o movimento?

O Outubro Rosa é um movimento internacional celebrado em muitos países, ele começou nos Estados Unidos, na década de 90, depois cresceu e se expandiu por muitos outros países. O movimento recebeu este nome por causa da cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama. Já no Brasil, a primeira iniciativa aconteceu em 2002, quando o  monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera) foi iluminado com a cor rosa.

Outubro Rosa e o câncer de mama

Além de conscientizar para o controle deste mal, o movimento também tem como objetivo compartilhar informações sobre a doença, para proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento. Vale lembrar que, esse tipo de câncer é muito mais comum entre as mulheres, mas que, também pode ser diagnosticado em homens, por isso os cuidados e prevenção servem para todos. Muito mais que apenas 1 mês do ano, a atenção com a nossa saúde deve ser durante o ano inteiro, para evitar a doença, aumentar as chances de sobrevivência e o melhor: a cura!

Liberdade para se cuidar

Quando o câncer de mama é diagnosticado no início os resultados são muito positivos, por isso, é fundamental fazer o autoexame em casa, além de você conhecer melhor o seu corpo, conseguirá identificar características diferentes na mama. Lembrando que, o autoexame não exclui os demais exames de rotina ginicológica, como o ultrassom de mama e a mamografia, tá? Veja alguns pontos de atenção e dicas de como se autoexaminar:

imagem de parte do corpo de uma mulher vestida com um uma blusa de moletom cinza e calca jeans mostrando da boca ate a cintura na parte do peito tem parte de uma seta apontada pra cima sem preenchimento com a borda na cor rosa na regiao do seio o desenho de uma mao sem preenchimento com a borda na cor rosa mais abaixo na direcao da barriga mais uma seta apontada pra cima com preenchimento e borda na cor rosa ao lado esquerdo superior tem o laco simbolo do movimento na sua ponta direita a finalizacao com uma seta em diagonal abaixo esta escrito alteracaes no tamanho ou forma da mama mamilo nodulo unico endurecido e geralmente indolor ermelhidao inchaco calor ou dor na pele da mama pequenos nodulos nas axilas ou pescoco secrecao pelos mamilos assimetria entre as duas mamas endurecimento da pele da mama semelhante a casca de laranja abaixo tem quadro ilustracoes da forma como deve ser feito o autoexame com as seguintes instrucoes usando a ponta dos tres dedos movimentos concentricos movimentos verticais alternados movimentos circulares

Atenção: Esses sintomas, entre outros podem aparecer juntos ou de forma isolada. Também é bom que você saiba que, nem sempre esses sinais indicam a presença de câncer, por isso, o ideal é consultar um médico para um diagnóstico correto, ok?

Liberdade para se prevenir

O câncer de mama é um pouco mais raro em pessoas com idade inferior a 35 anos e a partir dos 50 anos, as chances crescem um pouco mais. Por isso, independente da sua idade é importante sempre fazer o autoexame e manter hábitos saudáveis, que podem ajudar na prevenção. Veja algumas recomendações do INCA (Instituto Nacional de Câncer):

  • Inclua diariamente na sua alimentação frutas, legumes e verduras;
  • Amamente até pelo menos os 6 primeiros meses da criança;
  • Evite alimentos ultraprocessados;
  • Mantenha a vacinação em dia;
  • Mantenha o peso corporal adequado praticando exercícios regularmente;
  • Evite consumir bebida alcoólica e fumar;
  • Use protetor solar e evite exposição ao sol entre as 10h e 16h.

Neste Outubro Rosa e durante todos os meses do ano, dedique um tempo exclusivo só pra você. Se toque e se cuide para explorar todos os caminhos que quiser com mais tempo, saúde e tranquilidade!