Qual combustível escolher: gasolina, álcool ou GNV?

Conheça as diferenças entre os combustíveis e quais são as vantagens e desvantagens para o seu carro!

Qual combustível escolher: gasolina, álcool ou GNV?

Tá com dúvida de qual combustível é melhor para o seu carro? Qual será o mais adequado e ao mesmo tempo bom para o seu bolso? Esse tipo de dúvida é comum entre as pessoas que dirigem e a escolha do tipo de gasolina, álcool ou GNV podem influenciar no tempo de duração das peças e desempenho do carro. Então, para entender melhor as vantagens e desvantagens de cada combustível, o Sem Parar vai te ajudar com algumas dicas, para que você tome a melhor decisão e ande por aí livremente e sem nenhuma preocupação! Bora lá?

Gasolina: a famosinha!

A gasolina é o combustível mais utilizado nos carros de passeio, é eficiente no arranque e desenvolvimento do motor, também é considerada um ótimo lubrificante. Mas, como nem tudo são flores, ela sofre uma grande variação de preços em todo o país e por ter sua origem do petróleo, acaba gerando mais poluentes.  Você pode encontrá-la em 3 versões:

  • Comum: É o tipo mais consumido no Brasil e também produzido em grandes quantidades. Porém, acumula maior quantidade de resíduos no motor, no decorrer do tempo suas visitas ao mecânico poderão ser mais frequentes.
  • Aditivada: Essa versão recebe adição de produtos que auxiliam na limpeza do motor, o que consequentemente melhora sua vida útil. Já o custo é mais alto em relação a gasolina comum.
  • Premium: Esse tipo é mais indicado para veículos de alta compressão, importados e turbinados. Vale lembrar que o custo é maior em relação a gasolina aditivada.

Álcool: o amigo do meio ambiente!

O álcool ou etanol é produzido no Brasil a partir da cana-de-açúcar, por sua fonte ser natural, a emissão de poluentes acaba sendo bem menor. Ele tem um ótimo poder de limpeza no motor, não suja nem contamina o sistema de alimentação e oferece boa durabilidade aos componentes. Por ser uma fonte natural, ele tem menor eficiência, parar gerar a mesma energia da gasolina é necessário queimar mais combustível, esta queima varia em torno de 30% a mais, dependendo do motor. Mas, em contra partida seu custo por litro é menor. Lembrando que, este tipo de combustível deve ser utilizado apenas em veículos flex, ok?

GNV: economia para o seu bolso!

A escolha pelo GNV, Gás Natural Veicular, poderá trazer uma boa economia para o seu bolso, além disso, ele tem um potencial poluente bastante baixo, sendo considerado mais sustentável. Mas antes de pensar na conversão, é importante que você considere o gasto que terá com a instalação do kit gás, troca de peças, documentação e o quanto rodará com o carro diariamente, já que o retorno do investimento varia de acordo com a intensidade do uso. Também é importante saber que algumas peças do carro poderão ser desgastadas com mais facilidade. O GNV compensa para quem utiliza bastante o veículo, por isso antes de decidir, é importante fazer algumas continhas!